Teste Teste Teste Teste

BANNER 728X90

Posso praticar esportes?


Gostaria de praticar esportes como, futebol, lutas e etc.

       Vou dizer a vocês, gosto muito de uma partidinha de futebol quando tenho tempo. Praticar esportes tonifica o corpo, melhora a respiração, o ar circula melhor, assim como a circulação sanguínea. Mas existem aquelas perguntas: posso praticar “esportes de artes marciais, como o karatê, capoeira, boxe, kung-fu e etc.?“.

       Como professor de Karatê e um dia fui de capoeira tentarei explicar aqui não somente meu ponto de vista mas o que o esporte tem beneficiado a muitas pessoas.


      Ressaltarei apenas o karatê e a capoeira porque são artes marciais que possuem culturas que valem a pena comentarmos para que fiquem esclarecidas e termos melhor entendimento daquilo que estamos falando. Importante comentarmos uma verdade: a prática desportiva no Brasil e em outros países tem feito sua diferença quanto à questão trabalhos sociais para crianças e adolescentes e também os de mais idade. Dizer que a luta é do diabo, como já ouvi diversas vezes, é no mínimo, ignorância e falta de conhecimento; ignorância porque ignoram o descobrimento da verdade e falta de conhecimento porque não procuram conhecer a verdade ignorando-a. Na época de Paulo, que é o mais recente que podemos comentar, existiam jogos olímpicos, lutas, mas tudo dentro do esporte. Em uma de suas cartas a Timóteo, Paulo afirma: (I Timóteo 4:8) -  Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. (negrito nosso).
Paulo está querendo dizer que o corpo perece, mesmo com exercícios físicos; mas a piedade traz-nos benefícios futuros sobre a “promessa e da vida que está por vir”.

       O karatê é uma arte marcial muito interessante que possui uma cultura totalmente diferente da nossa, brasileiros. A forma de se cumprimentar é colocarmos as mãos juntas ao corpo na parte lateral da coxa e inclinarmos um pouquinho para frente que em nosso país quer dizer e mesma coisa que aquele beijinho no rosto e aperto de mão. Isso nada tem a ver idolatria; tem a ver, sim, com saudação dentro da cultura japonesa. Outro aspecto que temos que comentar é quando se inicia a aula que, em algumas academias, existe uma foto que é do mestre Gichin Funakoshi, fundador do karatê Shotokan, não concordo muito pelo fato de desconforto a uma imagem. Veja bem, imagem nada tem a ver com idolatria, o que caracteriza idolatria é uma forma de paixão exagerada, por exemplo, se ajoelhar diante de uma imagem para pedir algo a ela é um tipo de idolatria, pois quando conhecemos a verdade que está em CRISTO JESUS, percebemos que o ato de se ajoelhar pertence somente ao Senhor, porque em MT 22:37 diz:
           Respondeu-lhe Jesus:  Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Com esta e outras passagens diversas existentes na bíblia podemos entender que o amor exagerado que temos que ter em forma de idolatria pertence somente a DEUS, pois, quando o diabo foi tentar a JESUS ele disse:  (MT 3:8,9) – Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhes todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, Teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
         Podemos perceber que para adoramos de forma máxima precisamos nos ajoelhar e diante de DEUS, demonstrando-o dependência, humildade, amor etc.. O perigo mora aí, quando uma pessoa se prostra diante de uma imagem ou qualquer coisa que não seja ao DEUS TODO PODEROSO.
        Portanto, inclinar o corpo para frente de forma imperceptível não é adoração é uma forma de cumprimentar dentro da cultura japonesa.


       A capoeira é uma linda e bela luta, diferentemente, de todas as artes marciais existentes, onde se tem música, dança, movimentos aeróbicos e arte. Esta arte tem como origem a cultura africana que por sua vez é baseada em músicas relacionas a determinadas entidades. O único perigo da capoeira está em suas músicas de adoração a entidades ligadas ao candomblé. Hoje, existem grupos cristãos de capoeira espalhados pelo Brasil levando a palavra de DEUS, como trabalhos sérios e dedicados que já inventaram músicas dentro do mundo cristão, ou seja, dentro de nossa realidade, extirpando cantos a essas entidades, louvando somente o nome de Senhor. Não digo que são todas as músicas, mas a sua maioria.

      “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” - (I Corintios 10:31).





0 Comentario "Posso praticar esportes?"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste