Afinal, Malaquias 3.8, 9 e 10 é para nós?

                        Estudo rápido sobre Malaquias para os que pregam o dízimo.

           Nem preciso utilizar de argumentos teológicos para algo tão simples e muitos menos de traduções do hebraico. Apenas vamos ler e interpretar.

Bom, muitos pregam Malaquias 3.10, afirmando, de forma veemente, que quem não entrega o dízimo está roubando a Deus.

Será mesmo?

Acho que uma parte da História do Brasil ficou oculta aos olhos de muitos. Mas você pode se perguntar o que tem a ver história do Brasil com esse assunto. Pois bem, no Brasil, a igreja católica cobrava o dízimo dos seus fiéis. Falo do ano de 1500 quando o Brasil fora descoberto. Cristãos da época não
cobravam dízimo algum, apenas aceitavam algumas ofertas voluntárias.

Acho impressionante como, no brasil, ainda existam analfabetos por escolha e não por falta de oportunidade. As pessoas pregam o que querem e a maioria está aceitando. Você precisa criticar o texto que está sendo pregado/lido, como os crentes de Bereia faziam.

Vamos analisar o texto:

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”.
Malaquias 3:10

OBS: Lembrando que Texto sem Contexto é um Pretexto para Heresia.

Texto são as passagens propriamente ditas; contexto são as passagens que estão envolvidas antes de chegarmos a capítulo e versículo que queremos e depois dele; pretexto é uma desculpa para uma ideia não justificada; heresia podemos dizer que é algo que não é verdade.

Muito bem! Agora, para quem Deus estava se dirigindo ao usar o Profeta Malaquias? É muito simples sabermos. Bastar lermos o começo de Malaquias. Simples, não é?

Veja:
         O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
Malaquias 1:6

Opa! Quem? Veja: “a vós, ó sacerdotes”. Então Deus estava falando com os Sacerdotes. E por que pregam que essas palavras são para o povo? Até hoje não sei! Claro, igreja dá dinheiro. E muito dinheiro!
Mas não acaba não. Deus mostra novamente a quem ele estava se dirigindo:

"Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós"
Malaquias 2:1

Deus já começa dizendo a quem ele está se referindo: Aos “Sacerdotes”. Esta claro Deus falando “Sacerdotes, este mandamento é para vocês”.

Agora, veja bem a quem Deus está se referindo a aliança e o acordo do dízimo:

Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Malaquias 2:4

Bom, acompanhe pela tua bíblia aí e veja você mesmo. Leia atentamente:

 “para que a minha aliança fosse com Levi”. 

Ou seja, com a tribo de Levi.
Pois é, como você mesmo leu, Deus dirigiu-se aos sacerdotes, e aliança do dízimo era mesmo com tribo de Levi, somente.

Aí você pode se perguntar, mas e aquela história de devorador...espírito devorador...? Bom, pois é, o que tenho a te dizer é que não existe isso de espírito devorador em Malaquias. Alguém colocou lá e não foi Malaquias e nem Deus. Para teu conhecimento, devorador, nesse sentido, são pragas como gafanhotos. Existiam situações em que os agricultores perdiam todo o seu trigo porque os milhões de gafanhotos devoravam toda a colheita. Por isso “devorador”.

Certo. Agora vamos para onde grande parte gosta: Malaquias 3.10
"10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."
Uma garantia 100%! Melhor do que investir na bolsa de valores! Retorno 100% garantido logo por quem: DEUS, O ETERNO!
So que não é bem assim que funciona. A grande maioria(para nao dizer todos) prega, ensina completamente errado.

Num discurso, sempre existe o "emissor(quem está falando)", o "receptor(quem está ouvindo)" e a mensagem(de quem ou o que estão falando).

Em malaquias, que fala é: DEUS; ELE falando com os filhos de Jacó; sobre não deixar de ajudar e garantia de que se ajudarem, o próprio DEUS vai abrir as porta do céu. Esta fala não está direcionada a todos os povos, mas unicamente ao povo de Israel(filhos de Jacó).

Vamos começar descendo do versículo 10 até o versículo 6 de Malaquias 3, para melhor ficar o entendimento.

Vejamos:

Malaquias 3.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Preste bastante atenção a partir de agora. Veja no final do versículo a expressão "toda esta nação". Agora quem é esta nação? 
Para responder, diretamente, a esta pergunta, é preciso ver o versículo 6, vejamos:
6 Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
"por isso vós, ó filhos de Jacó", em outras palavras, "por isso, vocês, ó filhos de Jacó". Toda carta é direcionada aos filhos de Jacó. Este teve o seu nome mudado por DEUS e passou a se chamar "Israel". Portanto, é notório que DEUS falara a "esta nação", que são os "filhos de Jacó"

Malaquias 3.10 em seu sentido único tem um cunho de prosperidade com retorno 100% garantido, como pregam muitos teólogos da prosperidade. Mas quando esse versículo é colocado a contexto de Malaquias 1.6, 2.1, 2.4, 3.6, 3.9 fica claro e evidente que DEUS está falando especificamente ao um povo: filhos de Jacó.

A única prosperidade financeira existente é quando trabalhamos para nos sustentarmos. Esses gulosos da teoria, ou melhor, da teologia da prosperidade usam de técnica psicológica e manipulam textos para conseguirem o que querem. Veja você o que você quer para a tua vida com Deus, com tua família.

Dízimo é é para entregamos. Como vimos. Mas temos que ajudar da forma que podemos. É importante que um trabalho social seja feito naquela comunidade, sociedade. Isto pode ser feito de várias maneira, com e sem dinheiro. Vai da visão de cada um. Tudo deve ser feito para glória de DEUS e sinceridade de coração.

Deus não é limitado e não vai deixar de te ajudar só porque outros te amaldiçoam. Ajude voluntariamente. Esta é a vontade de Deus. Obediência é o que Deus quer.



Por: Carlos Oliveira


Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.