Teste Teste Teste Teste

BANNER 728X90

Afinal, Malaquias 3.8, 9 e 10 é para nós?

                        Estudo rápido sobre Malaquias para os que pregam o dízimo.

           Nem preciso utilizar de argumentos teológicos para algo tão simples e muitos menos de traduções do hebraico. Apenas vamos ler e interpretar.

Bom, muitos pregam Malaquias 3.10, afirmando, de forma veemente, que quem não entrega o dízimo está roubando a Deus.

Será mesmo?

Acho que uma parte da História do Brasil ficou oculta aos olhos de muitos. Mas você pode se perguntar o que tem a ver história do Brasil com esse assunto. Pois bem, no Brasil, a igreja católica cobrava o dízimo dos seus fiéis. Falo do ano de 1500 quando o Brasil fora descoberto. Cristãos da época não
cobravam dízimo algum, apenas aceitavam algumas ofertas voluntárias.

Acho impressionante como, no brasil, ainda existam analfabetos por escolha e não por falta de oportunidade. As pessoas pregam o que querem e a maioria está aceitando. Você precisa criticar o texto que está sendo pregado/lido, como os crentes de Bereia faziam.

Vamos analisar o texto:

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”.
Malaquias 3:10

OBS: Lembrando que Texto sem Contexto é um Pretexto para Heresia.

Texto são as passagens propriamente ditas; contexto são as passagens que estão envolvidas antes de chegarmos a capítulo e versículo que queremos e depois dele; pretexto é uma desculpa para uma ideia não justificada; heresia podemos dizer que é algo que não é verdade.

Muito bem! Agora, para quem Deus estava se dirigindo ao usar o Profeta Malaquias? É muito simples sabermos. Bastar lermos o começo de Malaquias. Simples, não é?

Veja:
         O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
Malaquias 1:6

Opa! Quem? Veja: “a vós, ó sacerdotes”. Então Deus estava falando com os Sacerdotes. E por que pregam que essas palavras são para o povo? Até hoje não sei! Claro, igreja dá dinheiro. E muito dinheiro!
Mas não acaba não. Deus mostra novamente a quem ele estava se dirigindo:

"Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós"
Malaquias 2:1

Deus já começa dizendo a quem ele está se referindo: Aos “Sacerdotes”. Esta claro Deus falando “Sacerdotes, este mandamento é para vocês”.

Agora, veja bem a quem Deus está se referindo a aliança e o acordo do dízimo:

Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o Senhor dos Exércitos.
Malaquias 2:4

Bom, acompanhe pela tua bíblia aí e veja você mesmo. Leia atentamente:

 “para que a minha aliança fosse com Levi”. 


Ou seja, com a tribo de Levi.
Pois é, como você mesmo leu, Deus dirigiu-se aos sacerdotes, e aliança do dízimo era mesmo com tribo de Levi, somente.


Aí você pode se perguntar, mas e aquela história de devorador...espírito devorador...? Bom, pois é, o que tenho a te dizer é que não existe isso de espírito devorador em Malaquias. Alguém colocou lá e não foi Malaquias e nem Deus. Para teu conhecimento, devorador, nesse sentido, são pragas como gafanhotos. Existiam situações em que os agricultores perdiam todo o seu trigo porque os milhões de gafanhotos devoravam toda a colheita. Por isso “devorador”.

Certo. Agora vamos para onde grande parte gosta: Malaquias 3.10
"10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."
Uma garantia 100%! Melhor do que investir na bolsa de valores! Retorno 100% garantido logo por quem: DEUS, O ETERNO!
So que não é bem assim que funciona. A grande maioria(para nao dizer todos) prega, ensina completamente errado.

Num discurso, sempre existe o "emissor(quem está falando)", o "receptor(quem está ouvindo)" e a mensagem(de quem ou o que estão falando).

Em Malaquias, quem fala é: DEUS; ELE falando com os filhos de Jacó; sobre não deixar de ajudar e garantia de que se ajudarem, o próprio DEUS vai abrir as porta do céu. Esta fala não está direcionada a todos os povos, mas unicamente ao povo de Israel(filhos de Jacó).

Vamos começar descendo do versículo 10 até o versículo 6 de Malaquias 3, para melhor ficar o entendimento.


Vejamos:

Malaquias 3.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Preste bastante atenção a partir de agora. Veja no final do versículo a expressão "toda esta nação". Agora quem é esta nação? 
Para responder, diretamente, a esta pergunta, é preciso ver o versículo 6, vejamos:
6 Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
"por isso vós, ó filhos de Jacó", em outras palavras, "por isso, vocês, ó filhos de Jacó". Toda carta é direcionada aos filhos de Jacó. Este teve o seu nome mudado por DEUS e passou a se chamar "Israel". Portanto, é notório que DEUS falara a "esta nação", que são os "filhos de Jacó"

Malaquias 3.10 em seu sentido único tem um cunho de prosperidade com retorno 100% garantido, como pregam muitos teólogos da prosperidade. Mas quando esse versículo é colocado a contexto de Malaquias 1.6, 2.1, 2.4, 3.6, 3.9 fica claro e evidente que DEUS está falando especificamente ao um povo: filhos de Jacó.

A única prosperidade financeira existente é quando trabalhamos para nos sustentarmos. Esses gulosos da teoria, ou melhor, da teologia da prosperidade usam de técnica psicológica e manipulam textos para conseguirem o que querem. Veja você o que você quer para a tua vida com Deus, com tua família.

Dízimo é é para entregamos. Como vimos. Mas temos que ajudar da forma que podemos. É importante que um trabalho social seja feito naquela comunidade, sociedade. Isto pode ser feito de várias maneira, com e sem dinheiro. Vai da visão de cada um. Tudo deve ser feito para glória de DEUS e sinceridade de coração.

Deus não é limitado e não vai deixar de te ajudar só porque outros te amaldiçoam. Ajude voluntariamente. Esta é a vontade de Deus. Obediência é o que Deus quer.



Por: Carlos Oliveira



12 Comentarios "Afinal, Malaquias 3.8, 9 e 10 é para nós?"

jader disse...

Quando vamos buscar o que o Nosso Mestre Jesus nos ensina, encontramos no Novo Testamento o seguinte: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." Mateus 23:23. Fica claro que Jesus não aboliu o dízimo, pelo contrário, exortou a fazermos isso, juntamente com o agir com juízo, misericórdia e a fé.

Unknown disse...

Jader, boa tarde. Convido a ti que leia a matéria completa sobre o dízimo:
http://sempreemcristo.blogspot.com.br/2012/02/ofertar-e-maior-do-que-o-dizimo.html#more
Mas ressaltando Mateus 23.23 > Jesus está se ferindo ao ato de praticar o que se fala e não apenas falar o que não se faz. Em outra palavras, eles falavam uma coisa e faziam outra completamente diferente. Jesus não podia falar da lei contra porem nada tinha se consumado. Não adiantava dar o dízimo e não praticar o amor. Era isso o que Jesus estava falando nessa passagem. Dizimo é alimento e não dinheiro.
Veja: Deuteronomio 14:10-42
Levítico

Estudo Completo:

http://sempreemcristo.blogspot.com.br/2012/02/ofertar-e-maior-do-que-o-dizimo.html#more

jader disse...

Boa tarde. A paz de Cristo! Teorias ou teologias à parte, considero que o dízimo não é obrigação, atualmente. Mas, entendo que o dízimo é, antes de tudo, um ato de amor, devolvendo parte do que nosso Deus nos dá, para Ele mesmo. O sentimento que está em devolver o dízimo é o amor para com o próximo, no sentido de levar Cristo aos que ainda não O conhecem; é o amor para com a obra de Evangelização. Esse é o maior fundamento do dízimo. Quem considera o dízimo uma obrigação, é melhor não contribuir com essa forma de ajuda financeira. Pois o nosso Mestre Jesus afirmou "dar e dar-se-vos-ei" e "a César o que é de César e a Deus o que é Deus". Entendo que o dízimo é dar a Deus!

Unknown disse...

Prezado Jader, você disse "considero que o dízimo", ou seja, você quer me dizer o que você, você considera. Mas uma pergunta: e o que a bíblia ou escritura considera? O que é mais importante o que vocÊ "considera" ou o que a bíblia ensina? O que é mais importante o "achismo" do homem ou a certeza bíblica?

Vejamos:

O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
Malaquias 1:6


"Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós"
Malaquias 2:1

É muito claro e evidente a quem se direciona a carta de Malaquias: aos sacerdotes!

Se formos levar para o lado da teologia, sobretudo, hermenêutica, esta diz o seguinte: "a bíblia explica a própria bíblia", ou seja, nem preciso ir muito longe, apenas em Malaquias encontramos a quem Deus estava se dirigindo. Outra coisa, é um invencionismo humano dizer que temos que devolver alguma coisa a Deus...rsrsrs... isso é dizer que temos alguma coisa. Nada temos. Tudo pertence a Deus e tudo é dele e para ele.



"dai a Deus o que é de Deus e a César o que é de César"

Quanto ao dai a Deus o que é de Deus e a César o que é de César, tenho a dizer o seguinte:


Resumidamente...
Dai a César o que é de César, isto é: a moeda, o dinheiro é de César, do Império, da economia… Então, de Deus é o que? Simplesmente tudo. Tudo é de Deus: todo e cada ser humano e até o Universo inteiro, somos a imagem e semelhança dele, logo assim como na moeda estava a imagem de César, podemos dizer que temos em nós a sua imagem. Deus não precisa do nosso dinheiro, ele é dono do ouro e da prata, como podem então dizer que o “e a Deus o que é de Deus” como sendo o dízimo ou oferta? Este versículo faz referência ao dízimo? Absurdo!

O que Jesus quer nos ensinar então? Cristo não se colocou como juiz em matérias desta natureza, porque seu reino não é deste mundo, depois de refletirmos sobre a autoridade suprema de Deus, a autoridade na família e a autoridade na Igreja, com base em Romanos 13.1-7, aprendemos que devemos dar aos magistrados civis tudo o que lhes é devido, contanto que não interfiram no que pertence a Deus, ou seja, quando não há conflito entre as exigências do governo humano e a lei de Deus, podemos então obedecer a força secular.

A paz de Cristo

André disse...

A paz do senhor Jesus, gostei muito do seu estudo esclarece muita coisa e a palavra tem que ser pregada do modo certo e não do modo que nos agrada mas sim sejamos todos dizimista

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi, André... a Paz de Cristo!
Que bom que gostou. A ideia é esclarecer. E quando se trata desse assunto, a bíblia é bem clara, na verdade.

Existem várias passagens que comprovam que não é preciso ser dizimista.

Tem um estudo mais completo sobre o assunto:

http://sempreemcristo.blogspot.com.br/2012/02/ofertar-e-maior-do-que-o-dizimo.html#more

abç

Anônimo disse...

Sim, Jesus falou isso aos fariseus porque Jesus vivia debaixo da lei (no tempo da lei), por isso Jesus cumpria a lei. Mateus 5.17 Jesus disse que veio para "cumprir" a lei, e de fato cumpriu "até" a sua morte. Mas no momento em que Jesus morreu naquela cruz, a lei foi cumprida, o pecado, satanás e a morte foram vencidas, tudo foi consumado. A lei foi extinta. Veja Gálatas 2.21; Gálatas 3.24-26; Cristo é o fim da lei (Romanos 10.4); Temos sim que continuar contribuindo na casa do Senhor, mas não um percentual específico, e sim segundo nosso coração, com voluntariedade.(2 Cor. 8.12);

Unknown disse...

"O fim da lei é Cristo"..... essa é uma frase que muitos interpretam como está escrito.

Bom, mesmo Paulo afirmando que "cada um contribua segundo o que propôs no seu coração"... ainda assim não existe uma relação de obrigatoriedade de dar "dinheiro". Essa relação pode estabelecer-se, subentendidamente, dentro do "ajudar ao próximo".

Usurparam o objetivo do mantimento, sustento da igreja como um todo. Criaram várias empresas, CNPJs, cargos, e dizem que isso tudo é a favor da "igreja".. rs... altos salários para pastores, sendo o mais baixo R$ 4000,00.

Isso não é justo diante da sociedade, quando, na verdade, usava-se os recursos da igreja(tribo de LEVI) para AJUDAR OS POBRES, NECESSITADOS, ESTRANGEIROS E VIÚVAS.

Att
Sempre Em Cristo

Anônimo disse...

amigo, falou quase tudo...e bem....esqueceu que alguns desses líderes juntaram grana do pobre fiél esgoelado, e com isso montaram empresas paralelas,(gráficas, gravadoras, editoras etc) à sua própria igreja, que só por suas empresas é servida..daí montaram estruturas que sugam o $$$ da sua própria igreja, enriqueceram, mamonizaram-se, e hoje batem no peito, dizendo que não vivem de salário de igreja e que ainda pagam a outros pastores...assim, é fácil...é mamar nas tetas de sua própria igreja....eita mamata da boa!!!

Anônimo disse...

caro sr. "sempre em Cristo"(in)felizmente, tenho uma triste notícia ao sr.....a sua teologia é interpretada por meio de sua hermenêutica, certo??? ..pois bem, "hermenêutica", lamento dizer, é de origem exclusivamente grega, e significa "interpretação segundo o deus grego hermes"..sabia???...então, se vc constrói alguma interpretação bíblica segundo o que dita "o deus hermes" e segundo essa errônea posição adotada, está num duplo sofisma, mas o 1º derruba tudo o que lhe segue, pois o "deus hermes" não pode ser método ou meio de interpretar o que DEUS, O CRIADOR falou aos seus.....assim, amigo, suas posições ruiram e viciaram de nulidade em seu início, e assim, nenhum crédito mais merece...e o "deus hermes" te deu uma pernada....volta, destrói tudo, e começa direitinho......começa em DEUS, só NELE, tá bom, irmão???

Carlos_Antoliv disse...

Olá, Antonio Carlos.
Na verdade, para essa passagem não precisei utilizar a hermeuntica. Ao invés dela, utilizei um mecanismo que muitas pessoas tem dificuldade ao utilizar também. Eu também já tive. No meio “religioso”... “gospel “ entãooo...
Esse mecanismos chama-se “interpretação textual”. Pois é, o livro de malaquias é tão óbvio que não precisa, para esse estudo, de um estudo aprofundado. É só lermos prestando um pouco mais de atenção.
Agora, quanto a paganismo que você se refere em relação ao nome “hermeneutica”, que provém do deus hermes....rs... você está sendo hipócrita assim, camarada. A língua que você fala, que todos falam tem um dedo de paganismo. entao
O nome “alfabeto”, Esse nome te lembra um conjunto de letras, não é isso? Mas Alfa Beta..
Tenta procurar um pouco sobre o assunto em relação a origem da letras. Você vai estudar sobre escrita cuneiformes, escritas ideogramas, pictogramas...Acredito que você vai querer inventar um novo idioma..rs
Alef representa “Boi” que é a letra A paleo hebraico do século 12, que puxa das outras.. e aí você avi entender que tudo começou com o ideograma de boi”. Mas não porque era pagão, mas porque o que conhecemos, hoje, por letra A parecia com a parte do chifre do boi.
Quem desenvolveu o alfabeto foram os fenícios.

O sentido da palavra hermenêutica é "tornar compreensível" ou "levar à compreensão". Até mesmo “anuciar” ou “declarar”. Mas como eu disse, o livro de Malaquias apenas utilizei o que aprendi , efetivamente, na quarta série: ler e interpretar textos.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste