Sempre em Cristo

Ajudando você a entender as escrituras.

Random Posts

Ads Here

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Praia: Sunga e Biquini?

Apresentarei aqui duas perguntas que no seu teor existem uma grande diferença:

1º - Se eu for à praia estarei pecando?
2º - Posso curtir a praia de sunga? Posso curtir a praia de biquini?

1-   A primeira dúvida aplica-se as pessoas que são lideradas por certos indivíduos não praticante do estudo assíduo da palavra de CRISTO ou pessoas em sua volta que não conhecem a palavra de DEUS para argumentarem que ir à praia é prática de pecado.
      A disciplina que estuda sobre o pecado chama-se Hamartiologia que no grego é hamartia que é derivado de uma raiz que indica “errar o alvo”, conforme se pode ler em (Sal.78:57).  Em suma, pecar é erra o Alvo verdadeiro que é DEUS.

(Gênesis 1:10) - E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
      Também fui de igreja que tinha pensamentos voltados para coisas que DEUS nunca disse e, em tantas situações, também deixei de fazer várias coisas que gostava pelo simples fato de querer obedecer ao pastor, mesmo discordando. Ouvi, na época, no ano de 2002, que cursar teologia deixa o homem frio com DEUS.  Comecei a notar tantas coisas que não eram para serem daquela forma, mas eram.

     Então, ir a praia não constitui pecado e sim errar o Alvo que é DEUS isto, sim, constitui pecado. Fui criado em beira de praia e sempre fui à praia porque era da cultura onde morava, e ainda é:  a pesca.
     Agora você sabe que ir a praia não é pecado, bom , se ir a praia não é pecado então como devo me portar na praia em relação as minhas vestes? Acompanhe a dúvida seguinte n° 2.

2- a segunda dúvida já passa de um estagio onde a pessoa se sente com mais liberdade em relação a sua vida com cristo e com os irmãos. Mas algo ainda gera repercussão na sociedade evangélica em geral e principalmente para os novos convertidos.

      Antes de qualquer coisa, precisamos analisar a cultura daquela região, sociedade para que não venhamos causar escândalos perante a sociedade desta. No rio de janeiro é muito comum homens tomarem banhos de sunga e mulheres de biquíni.
...aí o Pr. Vira e fala “mulher toma banho de maio ou biquíni só com parte de cima e embaixo um short e os homens coloquem bermudas”. Sensacional!! Esse pastor é um cara muito inteligente; mas ele está esquecendo somente de um pequenino detalhe: o homem está sem camisa e a mulher está de bermuda, colocada no corpo. O que isso quer dizer? Simples! O que a mulher mais observa num homem são seus peitorais, ombros, abdomens e costas e, para os homens, a sensualidade da mulher não está na sua nudez está na sua forma de se vestir. É verdade!

      Muitos usam os versículos abaixo como base para seus fundamentos, Vejamos:

(I Corintios 6:12) -  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

(I Corintios 10:23) -  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam

         1Coríntios é um livro prático que se ocupa dos problemas de uma igreja tumultuada qual a de corinto: o casamento, as divisões, a imoralidade, o culto público e os processos judiciais entre crentes.
        Esplêndido!  Os versículos anteriores Explicam exatamente o que queremos entender. Em I Corintios 6:12 Paulo está ser referindo a imoralidade sexual, prostituição que aquela igreja estava sofrendo naquele momento e que em tudo não se pode deixar ser dominado, porque o homem foi feito para dominar e não para ser dominado;  e em I Corintios 10:23 aqui Paulo refere-se as coisas sacrificadas aos ídolos.
     Certamente, se alguém aparecesse lá de short ou de biquíni iria ser motivo de escândalo porque a cultura do povo era outra como ainda é hoje em Israel e outros lugares.

      A grande questão é para quem vê não para quem é visto.  A maldade está no olho de que vê.  O homem por si só possui uma natureza pecaminosa como relata Rm 3:23 – porque todos pecaram e destituídos estão da glória de DEUS.  Pois numa praia existem mulheres e homens com bonitos corpos. Mas ao ter um pensamento em Cristo, mulher, ponha-se no seu lugar ao colocar um biquíni. Existem biquínis comportáveis como tanto vejo. Já tem mulheres que gostam de colocar aqueles biquinis bem cavados e isso causa escândalo para a sociedade e o povo que você agora pertence.

     A bíblia não condena o uso de tais “vestes”, o que a bíblia condena é a sensualidade que significa de uma forma mais ampla: dado a deleites, ou seja, aos prazeres da sensualidades, concluindo, portanto, não se dê aos prazeres da sensualidade. Seja você o teu próprio juiz/juíza e venha analisar sua posição perante o DEUS TODO PODEROSO, julgando se está te edificando, edificando a outros; ou se está te levando ao poço da prostituição, lascívias; ao Voluptuoso; ao Libidinoso.






DEUS abençoe a mentes de vocês em nome de JESUS CRISTO, nosso SENHOR.


Postar um comentário