Talvez, você já tenha se deparado com esse pensamento ou ação que te fez parar e refletir sobre o assunto.
1 Crônica 29.14
" Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos".
Já expliquei neste blog sobre o dízimo. Ver as duas matérias aqui:
1 - Dízimo - Estudo Completo
2 - Malaquias é para nós ?
Nesses dois Posts trata do que vem a ser o verdadeira dízimo. É importante que você leia para melhor compreensão deste Post.
Em primeiro lugar é de fundamental importância afirmar que "tudo" pertence a DEUS e tudo é DELE, conforme 1Cr 29.14.
Em segundo lugar, a vida humana é muito preciosa diante dos olhos de DEUS. Tão preciosa que Ele morreu em nosso lugar - João 3.16.
...aí você pergunta, "tá, mas dou à igreja o meu dízimo ou ajudo quem precisa?"
Esta pergunta não é difícil de ser respondida. Mas antes preciso que você mesmo pense na questão. É necessário que os dados, informações sejam analisados por você, o que será dito aqui. Pesquise sobre o assunto e tenha sempre em mente: "A vida é a prioridade de DEUS".
Na grande maioria dos lugares ensinam que a pessoa tem que se comprometer a entregar 10% de seu salário todos mês. Na verdade, o livro de Malaquias tem sido a base principal para dizerem que:
8Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.(Malaquias 3.8)O que não te esinaram, foi:
- DEUS estava falando com quem ?
- quem estava roubando ?
- a quem foi destinado o livro de Malaquias ?
- por que estavam roubando?
- como se rouba a DEUS ?
- é possível roubar a DEUS?
Essas perguntas não ensinaram a você pensar nelas.
Leia Deuteronômio 14:22-29
22Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. 23E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias. 24Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; 25então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. 26E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa. 27Mas não desampararás o levita que está dentro das tuas portas, pois não tem parte nem herança contigo.
28Ao fim de cada terceiro ano levarás todos os dízimos da tua colheita do mesmo ano, e os depositarás dentro das tuas portas. 29Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem.
..como podem compreender, dízimo era o que se colhia de suas terras. Isto a cada ano. E quando não se podia dar o dízimo, entao vendia-o, e esse dinheiro era para comprar o que a alma desejasse. E cada três anos colhia-se o dízimo do dízimo, que era repartido entre os levitas, peregrino, estrangeiro, órfão, viúva todos estes eram ajudados por quem dava o dízimo. O dízimo(colheita) era em favor do povo.
Um pensamento vem a tua cabeça: "dou quem precisa de ajuda ou à igreja?"
Agora, preciso que você leia as passagens abaixo atentamente:
"meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei". João 15:12
"Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado".
Mateus 5:42
"Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?" 1 João 3:17
"Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'". Mateus 25:35-40
"O que devemos fazer então?", perguntavam as multidões. João respondia: "Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo". Lucas 3:10-11
"Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo". Gálatas 6:2
"O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade". Efésios 4:28
"Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade". Romanos 12:13
"Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros". Filipenses 2:4
É possível compreender que a ordem é para ajudar e nunca negar ajuda. Amar ao próximo, do grego "αγάπη" (Ágape), significa amor entre os irmãos; amor fraternal. Cuidar um dos outros. Tanto que JOão deixou escrito que alguém tiver como ajudar seu irmão e não mesmo assim não ajudar, como pode essa pessoa amar a DEUS ?
Esses escritos se completam em Mateus 25:45-40 que trata em ajudar a CRISTO ajudando o próximo. Quando alguém dar de comer, de beber, veste, presta socorro, está fazendo para CRISTO, como se fosse para com ELE.
Diante disso, vimos que dízimo bíblico é entre Levita e Judeu e que esse dízimo era a colheita, onde só era dinheiro quando não se podia entregá-lo. POrtanto, se tiver que escolher, não exite, ajude a quem está precisando que você estará cumprindo os mandamentos de CRISTO.
1 Comentarios "DOU MEU DÍZIMO OU AJUDO UMA PESSOA QUE NÃO TEM NADA DENTRO DE CASA?"
Ainda estou ñ duvida dou o dízimo p igreja ou distribuo aos necessitados?
Postar um comentário